Como se encontrar no mundo...

Em busca da felicidade verdadeira...

quarta-feira, 23 de março de 2011

O Japão no caos! E eu aqui....

Há alguns anos eu e meu namorado Miguel planejamos viajar para o Japão. Ele foi uma vez e se apaixonou. É incrível como um país aparentemente tão pequeno abriga tamanha diversidade de costumes e linguagens. Tóquio, a capital, é conhecida por sua modernidade tecnológica, moda exacerbada e mistura de gente do mundo todo, que se muda para lá em busca de trabalho excessivo e melhoria de vida. Já Kyoto, é uma cidade caracterizada pelo enraizamento de sua cultura clássica, com seus templos budistas, monges e gueixas que caminham tranquilamente pela rua. Nosso planejamento, que começou em outubro do ano passado, é ficar mais próximo à região de Nagoya, cidade conhecida pelo grande número de brasileiros que lá residem. Sinto que há uma paixão e uma afinidade com a cultura japonesa, que não conseguimos explicar muito, mas que se tornou o principal motivo de nosso intercâmbio cultural. O intuito, é muito mais uma troca de experiências de vida do que mais uma coisa para preencher currículo, mas, também se conseguirmos unir os dois, creio que a viagem terá valido a pena. Estou curiosa para vivenciar o dia-a-dia dos japoneses, conhecidos por seus modos bem mais secos e diretos do que os brasileiros. Eu não consigo vê-los assim. E a curuisidade de troca cultural sempre rompeu as barreiras de qualquer preconceito. Mas, há duas semanas, com passagem comprada e mala pronta veio a tragédia: terremoto!tsunami!vazamento de radiação!fuga em massa!cancelamento de viagens!perigo!más notícias!pais preocupados!ligações preocupadas de amigos e parentes!etc...Tivemos que adiar. Aquietar o coração, acalmar a ansiedade, replanejar, desfazer malas, e arranjar o que fazer nas próximas semanas. O japão em caos, todo mundo fugindo de lá, e a gente querendo fazer o fluxo contrário...Caramba!Será que podemos aprender algo com isso? Será um aviso? Não sei o que esperar...

Um comentário:

  1. Oi Ana!
    Há tempos minha mãe (Marina) fala muito bem de você. Ela me passou seu blog e adorei. Também tenho esses mesmos questionamentos, como estou muito sensível grávida, até chorei em alguns momentos, snif...
    Entre também no meu blo www.sabordamantiqueira.blogspot.com É mais sobre o que faço no meu sítio. Boa sorte para vocês quando forem para o Japão, mas esperem mais um pouquinho até a poeira baixar...
    Abraço para você e para o Miguel (a gente chamava ele de Minhoca!!!)

    Camila

    ResponderExcluir